E-LEARNING AUMENTA A LUCRATIVIDADE NAS VENDAS

Um dos motivos principais para uma venda de sucesso é transmitir confiança ao Cliente. O cliente deve sentir que sabemos do que estamos falando, que conhecemos o seu problema e temos a solução para isso aí, na sua frente. Não estamos aqui para vender algo, mas para solucionar um seu problema.
Essa regra vale tanto se estou vendendo um secador de cabelo ou um novo produto alimentar, quanto se estou vendendo um serviço de milhões de reais.
O conhecimento do produto e do cliente e a motivação à venda, geram esta confiança e fazem de um vendedor um campeão de vendas.
As empresas sabem disso e por isso gastam muito dinheiro no treinamento dos vendedores e na motivação das equipes de vendas.
É importante que vendedores, promotores, pesquisadores, concessionários, franqueados ou mais, sejam treinados para conhecer as regras de venda aplicadas pela empresa e para conhecer a fundo os produtos ou serviços.
Para cada lançamento devem saber tudo sobre o produto, sobre a possível clientela, conhecer pontos fracos e pontos fortes, saber tudo sobre a concorrência etc., devem saber como transmitir a filosofia da empresa através deste produto, colocando-o de forma correta no mercado.
Em fim, devem adquirir confiança em falar do produto para transmitir esta mesma confiança ao cliente.
Estes treinamentos envolvem geralmente uma grande quantidade de pessoas, precisam ser rápidos porque devem acontecer pouco tempo antes do lançamento do novo produto, ou antes de uma determinada ocasião, e são caros porque envolvem altos custos de deslocamento e organização.
O e-Learning oferece uma alternativa valida a esta exigência podendo proporcionar um treinamento eficaz a um grande numero de pessoas, em um tempo muito rápido, com homogeneidade e se nenhum custo de deslocamento.
Por exemplo, uma empresa de produtos alimentares, pode treinar os seus promotores e vendedores com cursos de auto-treinamento sobre as peculiaridades dos seus produtos, sobre as regras de merchandising e corss-merchandising, abastecimento adequado dos mercados, posicionamento e visibilidade nos mercados, dialogo entre trade e retail, sobre as características do próximo lançamento, etc.
Assim como uma empresa de seguro pode treinar os seus vendedores sobre os novos serviços, os melhores argumentos de aproximação ao cliente e venda, etc.
Cada promotor ou segurador pode assistir autonomamente estes cursos acessando via internet de qualquer lugar do Brasil, sem ter que deslocar-se até o instrutor da Companhia.
Alem disso é como se tivéssemos um único treinador que forma a nossa equipe de venda, com conseqüente vantagem do ponto de vista da homogeneidade com a qual cada vendedor recebe a informação.
Utilizando apropriadas metodologias didáticas - isso é fundamental - estas formas de auto-aprendizado a distância, acompanhadas de formas de comunicação colaborativa síncrona ou assíncrona como chat ou fórum, podem ser uma válida alternativa à formação tradicional nas vendas e considerando a economia na organização e execução do treinamento, podem aumentar significativamente a lucratividade da venda.
Podemos gastar menos para vender mais e melhor.

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