Metodologia Didática: a chave para o sucesso de um sistema de e-Learning.


Para que o eLearning seja eficaz, deve ser embasado em uma metodologia didática que possa atingir o escopo principal do elearning: ensinar.

Se tivéssemos que estabelecer a data do nascimento das tecnologias do aprendizado, poderíamos razoavelmente escolher o 1954 ano de publicação do famoso artigo "The science of learning and the art of teaching" de Frederic Burrus Skinner.

O artigo deu o começo aos estudos sobre a instrução programada e sobre o uso de máquinas nos processos de aprendizado. O novo setor disciplinar desenvolveu-se rapidamente, em particular no mundo anglo-saxão, aonde foi criado o termo educational technology.

Em mais de cinqüenta anos de vida este setor cresceu e transformou-se, seja por dinâmicas próprias que para a influência da inovação tecnologia e das mudanças sociais, dando origem a várias metodologias didáticas que fundamentam a produção dos e-learning modernos.

Os Autores de “e-learnings” didaticamente eficazes seguem hoje diversos filões que derivam dás teorias comportamentalistas ou cognitivistas.

Vamos ver algumas delas.

METODOLOGIA DIDATICA LINEAR E DRILL & PRACTICE
Skinner afirmava que também o aprendizado humano, interpretado como indução de comportamentos desejados, pode ser favorecido através do reforço positivo; ou seja, a mola principal do aprendizado è representada dás conseqüências positivas das nossas ações.
Disso derivou uma estrutura didática baseada na transferência simples de competências, de um modelo (o e-learning) para um usuário (o estudante). Em um "courseware" isso se traduz em uma seqüência de conceitos (Linear Program) apresentados de forma linear e progressiva, com perguntas que prevê reforços (diferentes dependendo do êxito) e resumos finais, que constituem o principal momento de assimilação do conceito.

Sempre baseada nos estudos comportamentalistas de Skinner é a metodologia Drill & Practice que usa os mesmos conceitos da linear mas no momento da prática não usa perguntas para fixar o conceito mas propões simulações que permitem ao colaborador de ver e repetir sequencias a serem aprendidas.



Norman Crowder, completando e ampliando o pensamento Skinneriano, afirmou que: “..o aprendizado humano acontece em lugares diferentes e modos diferentes. Estes lugares e modos trocam conforme a capacidade e o conhecimento dos alunos, conforme a natureza do argumento e conforme o número de interações entre estas causas de mudança e outra causas de variabilidade que nem conhecemos”.
Disso e de outros estudos no campo cognitivista derivou uma estrutura dos coursewares mais flexível (Branching Program) caracterizada da possibilidade de mudança do percurso de aprendizado dependendo dos conhecimentos pregressos ou dos conhecimentos aprendidos respeito a certo argumentos.
Estas metodologias estimulam o uso dos conhecimentos pregressos para estimular o aprendizado de novos conceitos. É caso das crises cognitivas. Pergunto sobre um conceito ante de explicar o mesmo. Deixo o estudante usar seu conhecimentos para responder a pergunta e após isso explico e esclareço.

Uma aplicação destas metodologias se encontra nos jogos decisionais onde o colaborador é posto frente a uma situação de trabalho e respondendo a perguntas segue percursos alternativos que o levam a experimentar as consequências diretas de suas decisões.


Estas teorias evoluíram no construtivismo, aonde, o aprendizado è considerado como um empenho ativo por parte dos discentes, em construir o próprio conhecimento, ao invés de uma simples transferência de conhecimento da mente do docente (o da maquina) até a mente do estudante.
O Construtivismo tenta evitar o isolamento dos eruditos e consente a estes eruditos de interagir de maneira construtiva, ou seja, de colaborar (collaborative learning).

A idéia chave é que o significado de um conceito é construído através da comparação entre perspectivas diferentes. "O crescimento conceitual deriva do compartilhamento de perspectivas diferentes e da simultânea mudança das nossas representações internas em resposta a aquelas perspectivas ...
A educação tem a função de promover a colaboração com os outros e de salientar assim as muitas perspectivas que podem existir respeito a um mesmo problema, de maneira tal que o discente possa chegar a uma posição própria" (Cunningham, 1991).
Podemos dizer que isso foi o primeiro passo verso a tendência moderna de criar momentos de aprendizado colaborativo, através a interação social, favorecida pela presença da Comunidade Virtual.

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