Padrões e-learning


O padrão de desenvolvimento de um web based training responde em geral à exigência de garantir o acesso aos conteúdos e-Learning quando precisar e aonde precisar e com qualquer ferramenta ("anytime, anywhere, anydevice").

O padrão permite em geral uma comunicação entre o curso e-learning e o software de administração dos cursos e-Learning: o LMS (Learning Management System).

Para garantir esta comunicação o padrão define como devem ser registradas e lidas, algumas informações quais:
  • O aluno começou o curso;
  • Quando o aluno começou o curso;
  • Percentagem de leitura do curso;
  • Pontuação;
  • O aluno terminou o curso;
  • O aluno saiu do curso na pagina tal;
  • Etc.

O padrão SCORM
 
O SCORM é um destes padrões. Podemos dizer o mais completo e usado hoje.
SCORM significa "Sharble Content Object Reference Model", ou seja, modelo de referência para objetos de conteúdo (didático) que podem ser compartilhados.
O SCORM responde à lógica dos R.L.O. (Reusable Leqarning Objects).
Segundo esta lógica eu posso dividir o meu curso em tantas unidades didáticas (Learning Objects) que posso usar mais vezes em ocasiões e treinamentos diferentes. Isso permite ter maior aproveitamento de cada L.O.

Por exemplo, eu posso ter um Learning Object que ensina o uso do das 5S. Posso usar este L.O. tanto em um curso de Qualidade quanto em um curso de Vendas.

O SCORM, portanto não define somente os padrões para a comunicação das informações citadas acima, mas também os padrões para nomear de forma "inteligente" cada Learning Object com a finalidade de efetuar a posteriori uma pesquisa mais fácil baseada nas características do mesmo L.O. e pode-lo usar novamente (Exemplo: procure o L.O. que contém 5S). Esta é uma função muito útil se nos pensamos a uma empresa ou instituição que produz e acumula dezenas de L.O.

SCORM nasce no 1997 dentro do projeto ADL solicitado pelo Governo dos Estado Unidos para melhorar a educação e o treinamento usando as tecnologias do aprendizado.

Os objetivos deste projeto são:
  • Consentir o desenvolvimento de um sistema de aprendizado baseado nas tecnologias modernas;
  • Garantir o acesso aos conteúdos quando precisar e aonde precisar ("anytime and anywhere").

SCORM nasce como uma coletânea de especificações unidas para fornecer um modelo comum de desenvolvimento que possa garantir a interoperabilidade, a acessibilidade e re-usabilidade de conteúdos veiculáveis via internet.

Tanto no Brasil que no resto do mundo são muitas as Empresas e instituições que usam (e irão usar) SCORM para criação de Learning Objects.
O desenvolvimento de SCORM integra contribuições provenientes de outros padrões e Instituições:
  • O set de meta-dada (compatíveis com IEEE LOM e Dublin Core)
  • O content packaging (baseado na linguagem XML) do IMS,
  • As especificações para dialogo entre LMS 
  • O objeto didático do AICC até a versão 1.2 (SCORM 1.3.1 ou 2004 herda de fato  as especificações para o run-time do IEEE).

Outras contribuições vem de ARIADNE (Alliance of Remote Instructional Authoring and Distribution Network for Europe) e LTSC(Learning Technology Standards Committee).


O padrão AICC
 
AICC (Aviation Industry CBT Committee) é uma associação internacional de profissionais que trabalham no âmbito do treinamento, desfrutando as novas tecnologias.

Desenvolve guias para criação e avaliação do CBT (computer-based training, por exemplo, courseware em CD-ROM), para garantir a inter-operabilidade e a possibilidade de rastreamento do aprendizado.

Mesmo se a atenção principal é voltada à indústria da aviação, o AICC tornou-se um dos pontos de referencia para criação de guias úteis ao desenvolvimento de conteúdos veiculados via computador e via rede.


Diferenças técnicas operacionais entre AICC e SCORM

Se o AICC reserva a sua atenção mais a indústria da aviação, SCORM ao invés ocupa-se de treinamento mais em geral e tem uma estrutura mais robusta (pensamos, por exemplo, aos content-packaging e ao modelo d meta-dada).

Falar de um curso conforme as guias AICC quer dizer referir-se ao protocolo HACP (que não é compatível ao padrão IEEE usado pelo SCORM), cujo uso obriga o programador a usar linguagem de programação, que podem causar problemas caso mude a infra-estrutura que hospeda os L.O.

Se por exemplo o LMS está em um servidor desenvolvido com tecnologia ASP e o curso a ser importado usa uma linguagem de programação diferente, muito provavelmente será necessário fazer modificações para consentir que os conteúdos funcionem no LMS.
Este processo, alem de ser complicado, requer mais tempo. Resulta portando mais caro se comparado do uso das API JavaScript previstas pelo SCORM.

No caso de um curso SCORM, se o protocolo HTTP (HACP no caso do AICC) requer uma comunicação com um web-server, as API Java script, alem de ser mais fáceis a serem administradas pelo programador, permitem de trabalhar com modelos de dados diferentes, mesmo se no momento são desenhadas a suporte do CMI Data Model.

Alem disso as API são mais abstratas e seguem uma implementação mais geral respeito a uma aproximação baseada sobre um protocolo especifico como o HTTP.



Então, qual solução escolher entre AICC e SCORM?

Podemos dizer que AICC é com certeza uma solução mais complexa e dificilmente administrável.
As especificações SCORM mesmo com os limites que apresentam, estão conquistando a confiança de empresas, universidades e instituições que usam o e-learning como recurso de ensino.

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