Terminologia e-learning


Muitos termos hoje gravitam em volta do ensino a distância via rede. LMS, WBT, e-learning, são os mais comuns. Especialmente nos países de língua não anglo-saxão existe muita confusão entre eles.

Web Based Training (WBT) significa ensino baseado na utilização da Web. Na verdade com este termo hoje se identificam somente os cursos on-line, ou seja que são ministrados via rede.
Nestes cursos o aluno usa o computador e a rede para assistir uma série de telas que com uso de texto, áudio, vídeo ou animação gráfica expõem os conceitos seguindo determinadas metodologias didáticas. Além disso o aluno interage com os cursos respondendo a perguntas, resolvendo exercícios ou explorando conteúdos.

Learning Management System (LMS) significa sistema para administração do aprendizado. Com LMS hoje se identifica um sistema informático constituído de um ou mais aplicativos softwares dedicados a resolver tarefas burocráticas, administrativas, organizacionais e informativas de um departamento de treinamento. 

e-Learning enfim, que literalmente significa ensino eletrônico, representa o conceito de ensino a distância, o contexto metodológico e tecnológico  aonde os aspectos didáticos (WBT) e administrativos (LMS) se desenvolvem.

Se tivéssemos que comparar tudo isso com o mundo escolar o WBT seria o  material escolar, o LMS seria a escola, enquanto o e-Learning seria o MEC.

Antes do termo WBT existia o termo CBT, Computer Based Training com o mesmo significado, só que identificava cursos baseados no uso do computador e não da rede. Geralmente cursos gravados em disquetes ou CD-ROM.

Dentro da terminologia comumente usada, podemos encontrar termos como Learning Object, AICC e SCORM

O Learning Object (L.O.) é uma parte do WBT. Se comparássemos o WBT a um livro o Learning Object seria um capítulo do livro, ou seja um objeto de aprendizado com uma identidade conceitual própria.

SCORM e AICC são dois acrônimos que definem alguns padrões internacionais de desenvolvimento didático e técnico dos WBT. 

Outro termo facilmente encontrado é LCMS, Learning Content Management System. Por muitos fabricantes isso é simplesmente uma maneira para esclarecer que o sistema possui um repositório de conteúdos. Na verdade o LCMS deveria ser um LMS que trata de forma “inteligente” os Learning Objects, ou seja um sistema capaz de organizar de forma inteligente cada L.O. independente do WBT ao qual pertence, permitindo assim de usar L.O. diferentes para construir novos WBT.
É como se conseguíssemos separar os capítulos de vários livros, e tivéssemos um sistema que nos organizaria estes capítulos por argumento tratado. Desta forma poderíamos pegar capítulos de livros diferentes, para junta-los em uma nova ordem conceitual, construindo assim um novo livro feito de capítulos de livros diferentes. Falando de L.O. o sistema que permitiria esta “mágica” é o LCMS.

Estes são somente alguns termos, mas com a evolução tecnológica e metodológica vão surgindo novos termos a cada mês. A melhor maneira para manter-se informados é uma constante visita a sites do argumento e a inscrição algumas newsletter de bom conteúdo.

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