O Look virtual

** Como aparecemos nas redes sociais. **


A Rede Social é um ambiente onde acabamos compartilhando parte das nossas vidas. Pensamentos, reflexões, imagens, lembranças. Todas estas acabam constituindo um nosso perfil. Uma imagem multidimensional do nosso eu. Podemos chamar isso do nosso look virtual.


Não acredito que aquilo que publicamos seja algo que não queremos publicar. De forma consciente ou inconsciente acabamos construindo dia a dia o nosso “Eu Público” nestas redes sociais. Aquilo que consciente ou inconscientemente queremos que os outros vejam de nos.

Nas redes sociais corporativas a presença da empresa funciona automaticamente como limitador. Fiz dez anos de experiência administrando redes sociais corporativas e nunca teve que intervir retirando uma foto inconveniente ou redarguindo uma conversa desrespeitosa.

Isso porque as pessoas mesmo comunicando na rede social corporativa como fazem nas redes sociais abertas, intuem que aquele é um ambiente de trabalho e respeitam isso espontaneamente.

Nas redes sociais abertas não existe o limite representado pela empresa. Neste caso o limite é a nossa mesma personalidade.

Estes ambientes virtuais, representando nosso eu publico, acabam parecendo cada vez mais conosco. Parecem-nos tão pessoais, tão íntimos que esquecemos que trata-se de uma janela aberta para milhões de pessoas.

Já vimos nos realities shows como ambientes repletos de câmaras acabam com o tempo se tornando familiares e as câmaras parecem desaparecer, deixando as pessoas dispostas a expor o próprio eu sem reservas. O risco é transformar nosso facebook em um grande big brother.

Como as outras pessoas vêem nosso perfil? Como aquela foto, ou aquela frase é interpretada pelos nossos amigos? Sendo que normalmente poucos daqueles as quais permiti o acesso são realmente amigos.

Já pensamos que este “Eu Público” pode ser parte da opinião que as pessoas constroem sobre nós?
As vezes pensamos tanto em nosso look, que roupa vestir, como cortar o cabelo, como comportar-nos quando saímos com cinco ou seis amigos e esquecemos que o que publicamos no nosso facebook faz parte do nosso look também e visto por milhares de pessoas.

O look virtual é formado do que apresentamos de nos na rede social, e de quanto e como contribuímos na comunidade virtual com nossas publicações e compartilhamentos.

A rede social pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar e comunicar com outros, conhecer, desenvolver e comunicar nosso “Eu Público” mas deve ser usada com sabedoria para que sirva para enriqueceu nosso look e não acabar com ele.

Então, ai vão dez dicas para fazer o uso melhor possível do nosso look virtual.
  1. Não fique apenas olhando o valor está na participação e engajamento. 
  2. A rede é para pessoas de todas as idades. 
  3. A tecla publicar é uma tecla sem retorno. 
  4. Comportamento abusivo, spam, ou intolerantes não é tolerado. 
  5. Sarcasmo, debate, e desafio são bem-vindos.. 
  6. Quem semeia vento colhe tempestade 
  7. Mantenha longes fofocas excessivas, xingamentos, e política partidária. 
  8. Aproveite a vida off-line para permanecer interessante online. 
  9. O direito de ser ouvido não inclui o direito de ser levado a sério. 
  10. Sempre tenha a mente que o “eu” que está construindo na sua rede social é “publico”.

Comentários

Postagens mais visitadas