Fortalecendo as conexões humanas no aprendizado digital



A tecnologia sempre foi utilizada para aproximar o professor aos seus alunos, o tutor aos seus colaboradores, ou seja, para tentar fortalecer as conexões humanas no processo de aprendizado digital.






Desde quando comecei a trabalhar com o aprendizado digital, ou seja 30 anos atrás, a preocupação que encontrei sempre foi a real eficácia do aprendizado digital. 

Antes da chegada da internet, criávamos CBT com um desenho instrucional extremamente complexo que compreendia percursos alternativos de explicação dependentes dos níveis de aprendizado alcançados. Solução caríssima, pelas horas de projetação e desenvolvimento que requeria e ineficaz, pois não conseguia atingir resultados interessantes no engajamento e na retenção dos conteúdos.

Então, querendo construir um curso realmente eficaz, tínhamos que renunciar à ideia do 100% a distância e prever de qualquer forma eventos presenciais que completassem e consolidassem as lições a distância.

Quando a telecomunicação fez seus primeiros passos verso soluções client-server, começaram a surgir as ferramentas de aula virtual que se juntaram ao processo de aprendizado on-line possibilitando assim a construção de um percurso formativo 100% a distância. Todavia o custo da realização destas aulas era bastante alto.

Em fim chegou a internet, e a comunicação ficou mais barata e democrática, proliferaram as ferramentas de colaboração e o aprendizado 100% on-line se tornou possível, permitindo inclusive aplicações de aprendizado social.

A tecnologia sempre foi utilizada para aproximar o professor aos seus alunos, o tutor aos seus colaboradores, ou seja, para tentar fortalecer as conexões humanas no processo de aprendizado digital.

Todavia, as soluções tecnológicas presentes até hoje resolvem a questão do 100% on-line mas à custa da diminuição da eficiência operacional do Ensino a distância. De fato, todas as soluções, tanto aquelas baseadas no client-server, quanto aquelas atuais em cloud via internet, preveem necessariamente uma conexão síncrona. Trata-se de momentos nos quais professor e alunos, tutores e colaboradores se juntam “ao mesmo tempo” em um espaço virtual para discutir e resolver dúvidas.

Isso comporta uma dificuldade operacional alta (é difícil organizar eventos síncronos), um custo operacional alto (muitas pessoas se ausentam do trabalho no mesmo momento), e pode representar um gargalo para todo o sistema.

Tudo isso até pouco tempo atrás. Hoje uma empresa de Israel está trazendo ao Brazil a solução a este problema. Consegue garantir que um professor ou tutor mantenha contato com o estudante durante o processo de aprendizado mesmo evitando a necessidade de uma conexão síncrona.

A Time to Know, multinacional com sede em Israel e presença global, está introduzindo no mercado Sul Americano uma solução revolucionária que permite que um tutor acompanhe uma turma de 200 ou 250 pessoas, cuidando deles quando eles realmente precisam e durante todo o processo de aprendizado.

Imagine o colaborador Marcos, acessando um curso sobre venda de produtos. Ele vai acessar o curso on-line, lendo informações sobre os produtos, assistindo vídeos de boas práticas, aprendendo sobre o seu cliente e sobre come interessa-lo. Começa a responder a perguntas e exercícios, e percebe que não está conseguindo um bom resultado. 

Agora sabemos que se Marcos, não entender plenamente e a tempo as regras dos produtos e seus mecanismos de venda, ele vai ter resultados ruins, com prejuízo para empresa. Normalmente dependeríamos de ele procurar ajuda e resolver seus problemas de aprendizagem. Mas será que ele está suficientemente motivado ou ciente desta necessidade?

Com a solução da Time to Know o Marcos não precisa procurar ajuda. A ajuda chega até ele imediatamente. 

De fato, do outro lado o tutor já recebeu alertas sobre as questões mal respondidas de Marcos, já verificou o seu andamento no curso, o tempo que dedicou ao curso e entra em contato ele para ajudá-lo na compreensão dos conteúdos objeto daquelas perguntas.


Pode acontecer que o Marcos não seja o único a ter tido dificuldade naquelas perguntas. Se for assim, o tutor recebe um diferente tipo de alerta que permite identificar o grupo de pessoas que estão tendo dificuldade em determinados argumentos e intervir sobre cada um ou sobre o grupo todo.

O tutor ainda recebe alertas sobre pessoas que diminuíram o ritmo de estudo, permitindo uma intervenção que vai entender as dificuldades de acesso e continuidade e relatar possíveis soluções.

O tutor conta ainda com um dashboard completo que permite a ele de fazer uma análise preventiva e cirúrgica sobre o andamento do curso, garantindo que tudo o que acontece esteja seguido e monitorado.
Imagine a reação do Marcos quando percebe que sua atividade de treinamento está sendo seguida de perto. Ele tem a possibilidade de resolver dúvidas, ele vai ser mais disciplinado nos tempos de fruição e vai terminar o curso com todas as noções de vendas dos produtos, que Empresa queria que tivesse.

Todas aquelas horas de desenho instrucional que fazíamos antigamente para construir percursos alternativos de aprendizado eram focadas em permitir que o mesmo conceito pudesse ser explicado de maneira diferente para pessoas que não entenderam. 

Coisa que seria resolvida facilmente com um tutor que te explicasse a mesma coisa com palavras diferentes. 

Hoje, graças a solução da Time To Know, isto é possível, mesmo mantendo o curso 100% a distância e mesmo não precisando recorrer à organização de encontros síncronos.

E tem mais.
Esta solução vem com um sistema autoral, o que resolve um outro problema atual do ensino a distância nas empresas: a produção dos conteúdos.
A empresa pode produzir autonomamente seus conteúdos, utilizando os materiais que ela tem em casa e suas pessoas.

Pegamos de novo o exemplo do curso de venda de produtos. 

Quer mostrar para Marcos como se aplicam as técnicas de vendas e os conhecimentos do produto? Qual forma melhor de filmar um vendedor sênior na operação. Um vídeo simples produzido com seu smartphone. 
Que tal entrevistar um cliente? Ou filmar um debate com o presidente de produto? 

Junte os vídeos produzidos com as apostilas de produto que já tem, adicione comentários áudio, texto e imagens. Tudo com extrema simplicidade e velocidade.

Posicione estrategicamente perguntas e exercícios de maneira que o tutor possa depois fazer aquele acompanhamento do qual falamos e o curso está assim terminado.
Em pouco tempo, com um custo baixíssimo e um resultado de eficácia realmente único dado pelo acompanhamento.

Além de tudo, o curso produzido internamente com a participação dos mesmos colaboradores, sempre dará mais resultados em termos de adesão e engajamento.

O sistema da Time to Know permite então de fortalecer as conexões humanas no aprendizado digital, aproximando tutor e colaborador, mas oferece também vantagens significativas na redução dos custos de produção de conteúdos e na otimização dos recursos de treinamento.

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